APRENDIZADO CONTÍNUO

Marcos Pontes
16 /07/2008

O futuro pertence àqueles que dedicam tempo para aprender, preparar-se e cumprir, com paciência e dedicação, cada etapa do seu planejamento para atingir seus objetivos… todos os dias!

Contudo, muitos completam o curso de formação básica na faculdade e prometem a si mesmos que nunca mais abrirão um livro. O problema é que muita gente cumpre essa promessa!

Aprendizado contínuo é uma das condições essenciais para o sucesso. Nunca na história da humanidade o conhecimento se desenvolveu tão rápido. Conseqüentemente, nunca ficamos tão rapidamente obsoletos no nosso campo de trabalho. Manter-se em dia com os avanços na nossa área é, portanto, extremamente importante. Isso é o que nos mantém dentro da minoria que preenche as condições e requisitos para ter sucesso.

Assim, aprender novas competências úteis para a nossa carreira, a cada dia, é parte do segredo para conquistar nossos sonhos.

Mas, aprender significa esforço, suor, estudo, horas e horas de “sacrifício”, correto?

Errado!

O segredo para se ter um alto grau de aprendizado é simplesmente mudar a atitude com relação ao ato de aprender.

Aprender deve ser visto como algo essencial e agradável!

Observe o seguinte:

1. Saber mais nos permite fazer coisas com maior eficiência. Portanto, à medida que você conhece mais sobre um determinado assunto, você executa todos os procedimentos necessários daquela atividade com maior precisão, economiza tempo e energia. Assim, além de obter melhores resultados e se colocar à frente daqueles que se dedicaram menos para aprender (e, portanto sabem menos), você ainda terá tempo e energia sobrando para outras atividades do seu interesse. Pense no que você poderia fazer com esse tempo, ou energia, extra!

2. Quanto mais você sabe, melhores serão os seus resultados e maior o respeito que seus pares e superiores terão por você. Ter conhecimento é a maneira mais poderosa para adquirir o respeito de outras pessoas.

3. Outro resultado do aprendizado contínuo é aumentar a eficiência em aprender. É isso mesmo! Como qualquer outra competência, a sua habilidade em aprender melhora à medida que você pratica “aprender”. Todo comportamento pode ser treinado. Aprender não é diferente. O melhor de tudo isso é que você nota claramente que pode aprender cada vez mais rápido. Pode dominar assuntos complexos em pouco tempo. Pode lançar-se a projetos cada vez mais audaciosos com grande confiança. Senso de controle! Isso é o que você ganha como subproduto da sua habilidade em aprender. Você sente que pode aprender qualquer coisa necessária para resolver qualquer problema. Nada pode vencê-lo, basta você concentrar sua mente sobre aquele assunto! Resultado: mais sucesso, menos estresse!

Nesse ponto, algumas pessoas com atitude mais negativa iriam dizer: “mas eu não sou inteligente o bastante para aprender assim! Eu nunca tive resultados bons em aprender. Eu não sou inteligente!”
Por favor, esqueça isso! Na verdade, esse pensamento infeliz talvez seja exatamente a causa dos seus resultados ruins!

Pense assim: uma pessoa inteligente é aquela que age de maneira inteligente. Uma pessoa não inteligente é aquela que age de maneira estúpida.

Por exemplo, ter objetivos e trabalhar na direção de atingi-los é uma maneira inteligente de agir. Não ter objetivos, ou gastar tempo em atividades e idéias que não são úteis para atingir seus objetivos, não é uma maneira inteligente de agir, é estupidez!

A sua atitude com relação aos eventos da vida irá determinar suas interpretações e pensamentos sobre os mesmos. Os seus pensamentos, por sua vez, irão definir suas ações.

Lembre-se que você é livre para escolher a sua atitude. Assim, escolha a atitude correta e positiva, aprenda continuamente, seja inteligente por suas ações, e tenha sucesso!

 

Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).
A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net